sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Brasil supera Grã-Bretanha e deve se tornar a sexta maior economia mundial

O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (cuja sigla em inglês é CEBR) publicadas na imprensa britânica nesta segunda-feira(26).

De acordo com a consultoria britânica, especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

Douglas McWilliams, executivo-chefe do CEBR, acredita que esta mudança de posições entre Brasil e Reino Unido faz parte de uma tendência mundial. "Eu penso que isto seja parte da grande mudança econômica", disse, em entrevista à BBC. "Não estamos vendo apenas uma mudança do Ocidente para o Oriente, mas também estamos vendo que países que produzem commodities vitais - comida e energia, por exemplo - estão se dando muito bem, e estão gradualmente subindo na ‘tabela do campeonato econômico'."

Na avaliação do deputado Josias Gomes (PT-BA) a gestão econômica dos governos Lula e Dilma Rousseff, longe dos parâmetro neoliberais do ex-governo tucano, é responsável pelo Brasil ocupar, agora, a sexta maior economia do mundo. "O governo Lula, sequenciado pelo governo Dilma Rousseff, soube gerir corretamente a economia brasileira, incentivando o setor de commodities, a mineração, e a agropecuária, além de priorizar a geração de emprego formal para fortalecer o mercado interno e garantir as exportações", afirmou.

O deputado Josias Gomes destacou também como responsável pelo sucesso da economia brasileira o "ambicioso" programa de redistribuição de rendas e inclusão social adotado pelo governo petista". "Essas ações fortaleceu, principalmente, a classe média brasileira que melhorou sua qualidade de vida e passou a consumir mais", acrescentou.

Imprensa - O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise financeira de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto hoje (26), informa que a Grã-Bretanha foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França. Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Fonte: Equipe Informes, com agências e assessoria parlamentar

Nenhum comentário: