domingo, 29 de abril de 2012


PT se organiza para eleições municipais, de olho em 2014

João Luiz, deputado André Vargas e Américo
André, Dona Vera, Jorginho, Romanelli e Gimerson
Miltinho Inoue, Augusto Freitas e Janjão
 Bicudo, de Curiúva, e Eduardo Guadaim, de Assaí
inauguração da super creche, em Sapopema
O deputado federal André Vargas (PT) aproveitou esta sexta-feira, 27 de abril, para cumprir agenda em alguns municípios do norte paranaense, para inauguração e visita a canteiros de obras.
No entanto, diante de correligionários políticos, o líder petista animou lideranças do Partido dos Trabalhadores para participação do pleito eleitoral de 7 de outubro desse ano.
Pouco antes do almoço, ainda em Curiúva, o deputado conversou com dezenas de lideranças políticas daquela região. Durante o encontro que aconteceu no restaurante Requinte, o vereador Amadeu Bicudo foi saudado como possível candidato a prefeito do PT naquele município.
Já em Sapopema, diante do palanque de inauguração da super creche, o deputado Vargas em seu discurso citou a presença de pré-candidatos a prefeito na região, como o atual vereador Amadeu Bicudo (Curiúva), o engenheiro civil Eduardo Guadaim (Assaí) e o vereador Fernando César Machado (Nova Santa Bárbara).
Diante da prefeita licenciada Vera Lúcia da Silva Golono e do prefeito em exercício Gimerson de Jesus Subtil, o deputado federal André Vargas e o secretário estadual Luiz Cláudio Romanelli participaram da inauguração do Centro de Educação Infantil Helena Maciel de Mello (a super creche).
Ao reforçar a necessidade de um nome do PT a prefeito, o deputado Vargas comentou que Curiúva deve ser manchete na imprensa não em páginas policiais, e sim em colunas sociais e econômicas.
No caso de Nova Santa Bárbara, a aposta do PT na corrida à prefeitura é o vereador Fernando Machado. No entanto, seu grupo político acredita que o Partido dos Trabalhadores deve mesmo apoiar o nome da vereadora Adriana Márcia da Cunha, a Adriana da Costura (PSD) para prefeita.
Inclusive durante reunião marcada para a manhã deste sábado (dia 28), representantes do PT, do próprio PSD e do DEM (comandado pelo ex-prefeito Paulo Kondo) tentam chegar a um consenso sobre a formação de uma chapa encabeçada por Adriana, como pré-candidata a prefeita.
Em relação a Assaí, lideranças petistas acreditam que o nome do engenheiro Eduardo Guadaim tende a crescer junto ao eleitorado, em função de resistências a outros dois nomes já colocados, como do ex-vereador Luiz Alberto Mestiço Vicente (PSDB) e do empresário Juan da Veipa (PSC).
Tanto em Assaí (com a pré-candidatura de Luiz Mestiço) quanto em Nova Santa Bárbara (com a reeleição do atual prefeito Claudemir Valério, o Garrafa), o entendimento do PT é distanciamento do PSDB.
O argumento principal é de que os petistas não desejam reforçar palanques eleitorais dos tucanos, uma vez que os dois partidos devem se enfrentar em 2014 na eleição para governo do Paraná, com a disputa entre Beto Richa, do PSDB, e a senadora Gleisi Hoffmann, do PT.
Durante visita a São Jerônimo da Serra, onde se encontrou com o prefeito Carlos Sutil, o Carmo, e o vice João Luiz Perusso, o deputado André Vargas fez um discurso mais político. Ao comentar que “política boa é aquela que melhora a vida do povo”, ele defendeu a necessidade de se eleger bons prefeitos para aquilo aconteça.
Naquela localidade, principal aposta dos petistas é o agricultor Cristiano Américo Tomás. Ele já havia sido candidato a vice-prefeito em 2008, em chapa encabeçada por Adir dos Santos Leite (PR), que conquistou nas urnas 3.455 votos. Naquela eleição acabou eleita a dupla Carmo (prefeito) e João Luiz (vice), que teve 3.652 votos..
Na condição de um dos articuladores em Brasília das demandas da administração municipal de São Jerônimo da Serra, o deputado André Vargas tem mantido bom relacionamento com o prefeito Carmo e seu vice João Perusso.
Considerando que João Perusso tem se colocado como pré-candidato a prefeito, o PT também poderia até oferecer um de seus quadros,  Cristiano Américo Tomás, como vice-prefeito.
Durante reunião na sede da prefeitura no começo da noite desta sexta-feira, André Vargas inclusive sinalizou que o Partido dos Trabalhadores poderia até fazer composições com outros partidos, mesmo não encabeçando a chapa. O objetivo principal do PT é se fortalecer para a corrida ao governo do Paraná em 2014.
Ainda no período da manhã, antes do almoço em Curiúva, o deputado Vargas havia cumprido agenda em Ortigueira (ao local onde será implantado um novo campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o IFPR, à Comunidade Vila Godói), e ainda em Imbaú (em visita ao prefeito Lauir de Oliveira, o Lauizinho).

terça-feira, 24 de abril de 2012

Datafolha e o desespero demotucano

Por Altamiro Borges
A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) representou uma ducha de água fria nas pretensões da oposição demotucana, que vive o seu inferno astral e teme pela extinção. Apesar da artilharia midiática da operação “derruba-ministro”, a presidenta Dilma Rousseff bate recordes de popularidade e, pior para a direita, o ex-presidente Lula confirma sua posição de liderança inconteste.
A popularidade do governo Dilma subiu de 59%, em janeiro, para 64%. A pesquisa também indica que ela venceria fácil uma nova eleição contra José Serra. A sua votação subiria dos 56,05% obtidos no segundo turno de 2010 para 69%. Já a votação do tucano despencaria de 43,95% para 21%. Dos que votaram nele no pleito passado, 52% avaliam a gestão de Dilma como ótima ou boa.
Prestígio em alta de Lula
O curioso da pesquisa é que, mesmo avaliando como positivo os primeiros dezesseis meses do governo Dilma, os entrevistados não se esqueceram do papel decisivo do ex-presidente Lula para tirar o Brasil da desgraceira tucana. Sobre a disputa presidencial de 2014, a maioria (57%) disse preferir o retorno do ex-operário ao Palácio do Planalto. Dilma surge com 32% da preferência.
Os números do Datafolha – também apelidado de DataSerra pelos vínculos deste grupo midiático com os tucanos – confirmam a difícil fase da oposição da direita no país. Com os escândalos de corrupção envolvendo o ex-demo Demóstenes Torres e o tucano Marconi Perillo, PSDB e DEM perderam o falso discurso de paladinos da ética. Estão mais sujos do que pau de galinheiro!
“Da enfermaria para a UTI”
A única chance de sobrevida da direita partidária é que a crise capitalista mundial vire um tsunami no Brasil. Por isto, a oposição demotucana aposta as suas fichas no “quanto pior, melhor”. Dane-se o povo brasileiro. Mas nem isto está colando. A pesquisa mostra que 49% dos entrevistados acham que a situação econômica do país vai melhorar; apenas 13% acreditam num agravamento da crise no Brasil.
Segundo o próprio Josias de Souza, blogueiro da Folha, a pesquisa mandou “a oposição da enfermaria para a UTI”. A direita nativa – que não está representada apenas nos falidos PSDB e DEM – precisará reavaliar a sua tática. A tendência é que ela radicalize ainda mais a sua postura, apostando em todo tipo de baixaria. A CPI do Cachoeira e o julgamento do chamado "mensalão" serão os palcos desta disputa encarniçada.

sábado, 21 de abril de 2012

Petistas reforçam deputado Lemos para a disputa de Cascavel

Zeca Dirceu, Enio Verri, Paulo Bernardo, Rui Falcão, Lemos e André Vargas.
As direções estadual e nacional do PT colocaram uma coisa na cabeça: vão eleger o deputado estadual Professor Lemos o próximo prefeito de Cascavel, no Oeste do Paraná. O município, um dos mais importantes polos agroindustriais do país, entrou no rol das prioridades do partido no país. Prova dessa importância foi a presença do presidente nacional da legenda, deputado Rui Falcão (SP), no ato político realizado ontem de comemoração de 32 anos da agremiação em Cascavel.
O concorrido evento, além de reforçar a pré-candidatura de Lemos, serviu para mostrar o prestígio do partido na região, pois 52 municípios foram representados pelos cinco deputados federais e 5 estaduais petistas.
“O Professor Lemos será o futuro prefeito de Cascavel”, vaticinou André Vargas, secretário nacional de Comunicação do PT.

Requião afirma que Richa é citado em investigações do caso Cachoeira

por Samuel Nunes, via G1 PR
Requião: "Que espécie de governador recebe o capo dos bicheiros 5 dias depois da eleição?"
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (19), que e-mails interceptados pela Polícia Federal apontam que membros da quadrilha de Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, podem ter se encontrado com o governador do Paraná, Beto Richa. As pessoas citadas nos registros da Polícia Federal, segundo o senador, são o argentino Roberto Coppola e Adriano Aprigio de Souza, cunhado de Cachoeira. Nos e-mails, Coppola teria dito que o encontro com Richa foi muito proveitoso e que o governador se comprometeu a reativar a empresa de loterias do estado, que foi fechada durante o mandato de Requião.
De acordo com Requião, Coppola já foi investigado pela polícia do Paraná, por suposta relação com fábricas de máquinas caça-níqueis.
O senador pediu no discurso que Beto Richa seja convocado a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que deve começar as atividades nas próximas semanas no Congresso. Para o senador, o governador deve explicações sobre o envolvimento do nome dele nas investigações da Polícia Federal.
Em nota, a Secretaria de Estado da Comunicação Social afirma que o governador Beto Richa nunca falou e não tem qualquer relação com Coppola ou Aprígio. A texto diz ainda que o governador nunca tratou de qualquer proposta de reativação das loterias estaduas e nem autorizou qualquer membro do governo a falar sobre o assunto.
Veja a íntegra da nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A respeito dos diálogos entre pessoas que são investigadas pela Polícia Federal por envolvimento com jogos, que conforme noticiária da imprensa incluiriam a citação do nome do governador Beto Richa, temos o seguinte esclarecimento a fazer:
1 – O governador Beto Richa não conhece, nunca falou e não tem qualquer relação com as pessoas de Roberto Coppola ou Adriano Aprigio de Souza.
2 – O governador Beto Richa nunca tratou de qualquer proposta de reativação de serviço de loterias e nem autorizou qualquer membro do governo a tomar qualquer iniciativa com esse objetivo.
3 – Assim, o envolvimento do nome do governador Beto Richa nesse asssunto não tem qualquer fundamento em fatos.
4 – A manifestação do senador Roberto Requião, feita hoje no Senado, é totalmente descabida, injusta e infundada. Por isso mesmo, não merece crédito.
Curitiba, 19 de abril de 2012
Secretaria de Estado da Comunicação Social

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Revista Time inclui Dilma e Graça Foster entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

da Agência Brasil



Presidenta Dilma e Graça Foster na lista da Time.
A presidenta Dilma Rousseff foi novamente incluída na lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela revista norte-americana Time. Além de Dilma, que figurou na lista do ano passado, há mais dois brasileiros na relação: a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e o empresário Eike Batista. O perfil de Dilma foi escrito pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que não aparece na lista.
“Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vimos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente ligado aos interesses de seus vizinhos”, diz Cristina Kirchner, no texto publicado na revista.
A lista da Time menciona ainda os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidenta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu. (mais…)

A quem interessa esconder o assassino da menina Rachel Genofre?


Rachel Genofre.
A família da menina Rachel Genofre, 9 anos, covardemente assassinada em 5 de novembro de 2008, foi ontem à Assembleia Legislativa do Paraná pedir informações à Secretaria de Segurança Pública. Os deputados rejeitaram um pedido formulado pelo deputado Professor Lemos (PT).
Segundo Carol Lobo, tia da criança, o jornal Impacto Paraná divulgou a notícia de que o governo de Beto Richa (PSDB) patrocina uma investigação “não oficial” e que já teria indícios do assassino, mas estaria escondendo por ser um figurão.
O corpo de Rachel foi encontrado dentro de uma mala na Rodoferroviária de Curitiba.
A seguir, leia a íntegra do apelo dos familiares de Rachel Genofre: (mais…)

Verri se reúne com presidente estadual do PRTB, Nivaldo Rocha Loures


Enio Verri e Rocha Loures.
O presidente do PT paranaense, deputado estadual Enio Verri, se reuniu nesta tarde (18), no gabinete na Assembleia Legislativa, com o presidente do diretório estadual do PRTB, Nivaldo Rocha Loures.
“O encontro serviu estreitar a relação entre os dois partidos no Paraná”, contou Verri, reiterando a importância do PRTB como partido que compõe a base aliada do governo da presidenta Dilma.
Rocha Loures, aliado do empresário Professor Wilson Picler, vice-presidente do PDT de Curitiba, assumiu o comando do PRTB no último final de semana.

Copom pode reduzir hoje taxa de juros Selic para 9% ao ano

da Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define hoje (18) a taxa básica de juros, a Selic, em reunião marcada para a tarde. Atualmente, a taxa básica está em 9,75% ao ano.
A expectativa do mercado financeiro é que a Selic seja reduzida para 9% ao ano. A sinalização de que a taxa deve ficar se aproximar desse índice estava na ata da última reunião do Copom que informava que a Selic estava se deslocando para “patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos”. A menor taxa já registrada foi 8,75% ao ano, de julho de 2009 até o final de abril de 2010, quando subiu para 9,5% ao ano.
Após essa redução, o mercado espera por uma pausa nos cortes dos juros. E a expectativa fica para a divulgação da ata da reunião, no dia 26 de abril. É nesse documento que os analistas vão procurar alguma indicação do período em que não haverá cortes. (mais…)

Caos na Educação: Justiça determina que Foz do Iguaçu retome transporte escolar em 24 horas

Prefeito Mac Donald (PDT) acusa Flávio Arns (PSDB) de "enrolação".
A juíza Sueli Fernandes da Silva Norh, da Vara da Infância e Adolescência, determinou nesta terça-feira (17) que o município de Foz do Iguaçu retome o serviço de transporte para os 1,5 mil alunos das escolas da rede pública estadual. Em caso do não cumprimento da decisão nas próximas 24 horas, a multa diária será de R$ 5 mil. O prefeito Paulo Mac Donald (PDT) informou que cumprirá a determinação judicial na quinta-feira (19).
Na semana passada, o prefeito iguaçuense havia suspendido o serviço alegando que o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), deu o calote de R$ 400 mil, em 2011, e ainda não realizou nenhum repasse de recursos neste ano para o transporte das crianças.
O prefeito Mac Donald disse que o problema de transporte dos alunos da rede estadual acontece porque o governo do estado não constrói escolas. “Faltam escolas e planejamento. Se não estabelecimentos nas áreas populosas, os alunos precisam ser empurrados para longe de suas residências”, critica.
“Acho um absurdo que o governo recorra à Justiça para fazer com que o município banque uma despesa que pertence a ele”, afirmou.
Ao conceder a liminar contra a prefeitura de Foz, a juíza deixou claro que governo do estado hipotecou mais uma promessa: de efetuar o pagamente de quatro suaves parcelas de R$ 300 mil, a partir de maio, ao bom estilo de crediário das “Casas Bahia”.
“A questão contratual não pode sobrepor-se aos direitos das crianças e dos adolescentes, que são constitucionalmente assegurados e devem ser tratados com absoluta prioridade”, diz a juíza.
Ainda segundo a magistrada, a falta do transporte “ocasionaria danos irreparáveis ou de difícil reparação aos alunos da rede publica estadual que necessitam o transporte publico, pois os mesmos estão deixando de comparecer as aulas e isso está ferindo seu direito à educação. Já que o ano letivo continua transcorrendo normalmente”.
Paulo Mac Donald participará na manhã desta quarta-feira (18) de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ele adiantou que recomendará que todos os municípios entrem na Justiça para obrigar que o governo do estado cumpra com sua obrigação, prevista em lei, de garantir o transporte escolar a todos os alunos.

Panos quentes: PT diz que mantém alianças com o PMDB

* Deputado João Arruda minimiza crise com petistas
Deputada Luciana Rafagnin e Eduardo Scirea, ambos do PT, com Antônio Cantelmo Neto e o deputado Caíto Quintana, do PMDB. Foto: Thea Tavares.
Lideranças políticas de Francisco Beltrão se reuniram na manhã desta terça-feira (17) para aprofundar as discussões sobre a aliança dos dois partidos no município.
Desde o ano passado, as duas legendas têm reunido suas bases, visando o fortalecimento de uma aliança de oposição ao atual prefeito de Beltrão, Wilmar Reichembch (PSDB). Essa frente inclui ainda os diretórios municipais do PCdoB e do PV de Beltrão.
No Sudoeste há vários municípios em que PT e PMDB caminham juntos.
Ontem, o secretário-geral do PMDB, deputado João Arruda, havia informado que o partido pretendia romper com os petistas nos 399 municípios paranaenses. Hoje, no entanto, o peemedebista minimizou a crise ao dizer que “estou realmente insatisfeito com algumas posições do PT, mas isso não significa que vamos romper”.
Arruda jura que essa conversa [de rompimento] não tem nada a ver com a eleição em Curitiba e muito menos com o Gustavo Fruet (PDT).
“A ministra Gleisi Hoffmann foi muito correta com o PMDB de Campo Largo e não tem nada a ver com essa história”, garantiu o secretário-geral peemedebista.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Minha Casa, Minha Vida: André Vargas acompanha prefeitos em Brasília nesta quinta , Assaí tambem foi beneficiada com 40 casas.

Está acontecendo em Brasília a cerimônia de divulgação dos selecionados e assinatura dos convênios para construção de moradias em municípios com até 50 mil habitantes. No Paraná, foram selecionadas 134 cidades e os representantes delas estão na capital federal para o evento que, daqui a pouco terá a presença da presidenta Dilma.

O deputado André Vargas, que foi quem garantiu no relatório a emenda para beneficiar estes municípios, está acompanhado os prefeitos e enviando fotos tiradas há pouco.

Com o vice-prefeito de Ivaiporã, Duarte

Com os prefeitos de Santa Amélia, Abati e Primeiro de Maio



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Paraná terá mais 5 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida


O Ministério das Cidades anuncia na próxima quinta-feira, 12/04, os selecionados para a oferta pública do programa Minha Casa, Minha Vida para os municípios com até 50 mil habitantes. No Paraná foram selecionados 134 municípios para a construção de 5.128 novas moradias nessas localidades. O lançamento ocorrerá em Brasília no Hotel Royal Tulip, às 9h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
O deputado federal André Vargas, que foi relator das duas etapas do Minha Casa, Minha Vida na Câmara e o responsável por garantir na Medida Provisória a inclusão das cidades menores no programa, comemorou a seleção e destacou a importância dessas moradias para esses municípios.
“Quando relatamos a Medida Provisória, fizemos uma reserva de uma cota de 220 mil moradias para os municípios com até 50 mil habitantes. A seleção teve início no ano passado e agora serão divulgados os contemplados. Queremos reunir prefeitos e vereadores de todo o país aqui para o anúncio”, destaca.
Neste dia, afirma ele, também serão anunciadas as regras. Muitos projetos estão sendo conveniados diretamente com as prefeituras e outros com o Governo do Estado. O subsídio deverá ser de R$ 25.000,00, a fundo perdido, ou seja, que não terá devolução e o programa é voltado para as famílias com menor renda. “A renda é de até 1.600,00, mas o critério de seleção será sempre para aqueles que ganham menos. A prestação máxima é de 10% da renda, a mínima poderá ser menos, pois há situações em que não há condições de se cobrar mensalidade, mas o ideal é 10% do salário mínimo”, defende.
A programação do evento será a seguinte:
09h     Credenciamento dos prefeitos e assinatura dos atos específicos 
11h     Cerimônia com a presença do Presidente da República 
13h     Término da Cerimônia 
Os prefeitos devem confirma presença pelo telefone (61) 2108.1085/1076
Clique nos links abaixo e vejam as tabelas completas dos municípios contemplados, o tipo de convênio e a quantidades de moradias.



fonte: site andré vargas 

terça-feira, 10 de abril de 2012

CRESCIMENTO Classe média brasileira chegará a 60% da população em 2018, diz Dilma 10/04/2012 - 11:21h / Fonte: Agência Brasil


agencia brasil
POLÍTICA CRESCIMENTO
A presidenta Dilma Rousseff reiterou ontem (9), em Washington, nos Estados Unidos, que a crise econômica mundial impõe a todos a busca pela superação de paradigmas e de novas oportunidades. No caso brasileiro, o crescimento da classe média é o estímulo para o país manter os esforços para o crescimento econômico, disse a presidenta. Segundo ela, mais brasileiros serão incluídos neste nicho da sociedade, alcançando 60% da população em 2018.
"[A classe média] é a chave para a força e a capacidade de crescimento da economia em nosso país", ratificou a presidenta, durante encontro com empresários norte-americanos e brasileiros, além de representantes de várias universidades. "A crise econômica internacional impõe a nós imensos desafios. Mas tem sido também a oportunidade para ultrapassar paradigmas."
Dilma lembrou que o Brasil tem se esforçado, consolidando a superação de dificuldades econômicas em pilares sólidos. Ela ressaltou que atualmente o Brasil tem reservas líquidas acima de sua dívida externa. Também destacou que em 2002 a dívida líquida brasileira sobre o Produto Interno Bruto (PIB) era 64% e agora está em 36,5%.
A presidenta disse ainda que os esforços do governo são para dar mais tranparência aos gastos públicos e aplicar de maneira adequada os recursos federais. Segundo ela, essa disposição faz parte de uma opção feita pelos setores público e privado, assim como pela sociedade brasileira: "É importante que se destaque a iniciativa, que é do governo, dos empresários e do povo brasileiro".
Para Dilma, há uma "opção clara" no Brasil por estimular o crescimento econômico com medidas de justiça social e mais democracia. "Buscamos um mercado de consumo de massa que é uma forma de justiça social", disse, lembrando que as mudanças no Brasil refletem o que ocorre no mundo como um todo.
Ao defender a participação da classe média como força motriz na economia, Dilma lembrou que processo semelhante ocorre na Rússia, Índia, China e África do Sul, países que compõem o bloco do Brics. Ela reiterou que os cinco países têm grandes extensões territoriais e desafios comuns a perseguir, como a inserção das classes marginalizadas, pobres e que têm fome.
A visita de dois dias da presidenta Dilma aos Estados Unidos acaba hoje (10). Ontem, ela esteve em Washington e hoje passa o dia em Boston, quando irá às universidades de Harvard e Massachusetts. Em ambas, a presidenta deverá apresentar as parcerias para o programa Ciência sem Fronteiras.