domingo, 29 de abril de 2012


PT se organiza para eleições municipais, de olho em 2014

João Luiz, deputado André Vargas e Américo
André, Dona Vera, Jorginho, Romanelli e Gimerson
Miltinho Inoue, Augusto Freitas e Janjão
 Bicudo, de Curiúva, e Eduardo Guadaim, de Assaí
inauguração da super creche, em Sapopema
O deputado federal André Vargas (PT) aproveitou esta sexta-feira, 27 de abril, para cumprir agenda em alguns municípios do norte paranaense, para inauguração e visita a canteiros de obras.
No entanto, diante de correligionários políticos, o líder petista animou lideranças do Partido dos Trabalhadores para participação do pleito eleitoral de 7 de outubro desse ano.
Pouco antes do almoço, ainda em Curiúva, o deputado conversou com dezenas de lideranças políticas daquela região. Durante o encontro que aconteceu no restaurante Requinte, o vereador Amadeu Bicudo foi saudado como possível candidato a prefeito do PT naquele município.
Já em Sapopema, diante do palanque de inauguração da super creche, o deputado Vargas em seu discurso citou a presença de pré-candidatos a prefeito na região, como o atual vereador Amadeu Bicudo (Curiúva), o engenheiro civil Eduardo Guadaim (Assaí) e o vereador Fernando César Machado (Nova Santa Bárbara).
Diante da prefeita licenciada Vera Lúcia da Silva Golono e do prefeito em exercício Gimerson de Jesus Subtil, o deputado federal André Vargas e o secretário estadual Luiz Cláudio Romanelli participaram da inauguração do Centro de Educação Infantil Helena Maciel de Mello (a super creche).
Ao reforçar a necessidade de um nome do PT a prefeito, o deputado Vargas comentou que Curiúva deve ser manchete na imprensa não em páginas policiais, e sim em colunas sociais e econômicas.
No caso de Nova Santa Bárbara, a aposta do PT na corrida à prefeitura é o vereador Fernando Machado. No entanto, seu grupo político acredita que o Partido dos Trabalhadores deve mesmo apoiar o nome da vereadora Adriana Márcia da Cunha, a Adriana da Costura (PSD) para prefeita.
Inclusive durante reunião marcada para a manhã deste sábado (dia 28), representantes do PT, do próprio PSD e do DEM (comandado pelo ex-prefeito Paulo Kondo) tentam chegar a um consenso sobre a formação de uma chapa encabeçada por Adriana, como pré-candidata a prefeita.
Em relação a Assaí, lideranças petistas acreditam que o nome do engenheiro Eduardo Guadaim tende a crescer junto ao eleitorado, em função de resistências a outros dois nomes já colocados, como do ex-vereador Luiz Alberto Mestiço Vicente (PSDB) e do empresário Juan da Veipa (PSC).
Tanto em Assaí (com a pré-candidatura de Luiz Mestiço) quanto em Nova Santa Bárbara (com a reeleição do atual prefeito Claudemir Valério, o Garrafa), o entendimento do PT é distanciamento do PSDB.
O argumento principal é de que os petistas não desejam reforçar palanques eleitorais dos tucanos, uma vez que os dois partidos devem se enfrentar em 2014 na eleição para governo do Paraná, com a disputa entre Beto Richa, do PSDB, e a senadora Gleisi Hoffmann, do PT.
Durante visita a São Jerônimo da Serra, onde se encontrou com o prefeito Carlos Sutil, o Carmo, e o vice João Luiz Perusso, o deputado André Vargas fez um discurso mais político. Ao comentar que “política boa é aquela que melhora a vida do povo”, ele defendeu a necessidade de se eleger bons prefeitos para aquilo aconteça.
Naquela localidade, principal aposta dos petistas é o agricultor Cristiano Américo Tomás. Ele já havia sido candidato a vice-prefeito em 2008, em chapa encabeçada por Adir dos Santos Leite (PR), que conquistou nas urnas 3.455 votos. Naquela eleição acabou eleita a dupla Carmo (prefeito) e João Luiz (vice), que teve 3.652 votos..
Na condição de um dos articuladores em Brasília das demandas da administração municipal de São Jerônimo da Serra, o deputado André Vargas tem mantido bom relacionamento com o prefeito Carmo e seu vice João Perusso.
Considerando que João Perusso tem se colocado como pré-candidato a prefeito, o PT também poderia até oferecer um de seus quadros,  Cristiano Américo Tomás, como vice-prefeito.
Durante reunião na sede da prefeitura no começo da noite desta sexta-feira, André Vargas inclusive sinalizou que o Partido dos Trabalhadores poderia até fazer composições com outros partidos, mesmo não encabeçando a chapa. O objetivo principal do PT é se fortalecer para a corrida ao governo do Paraná em 2014.
Ainda no período da manhã, antes do almoço em Curiúva, o deputado Vargas havia cumprido agenda em Ortigueira (ao local onde será implantado um novo campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o IFPR, à Comunidade Vila Godói), e ainda em Imbaú (em visita ao prefeito Lauir de Oliveira, o Lauizinho).

Nenhum comentário: