Prefeitura de Curitiba publica desde 2007, sob a gestão de Beto Richa (PSDB), anúncios publicitários em um jornal criado pela mulher e pelo sogro do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB); prática teve continuidade com o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB)
Assessoria de Imprensa Dr. Rosinha
A Prefeitura de Curitiba publica desde 2007 anúncios publicitários em um jornal criado pela mulher e pelo sogro do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB).
A primeira edição do jornal, intitulado “Curitiba in English” e inteiramente escrito em inglês, foi publicada em novembro de 2007. Parte do conteúdo está disponível na internet, no endereço http://curitibainenglish.com.br.
No expediente, “Nelson G.Santos” (Nelson Gonçalves dos Santos, sogro de Derosso) aparece como editor e “Cláudia Queiroz” (Cláudia Queiroz Guedes, esposa do vereador) como jornalista do veículo.
“É preciso que o Ministério Público investigue também este jornal da família Derosso, do qual eu sinceramente nunca tinha sequer ouvido falar”, defende o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que anteontem acionou o MP sobre o escândalo que envolve o vereador tucano. “Quem sabe, além da prefeitura, a Câmara de Curitiba também tenha colocado algum dinheiro nesse jornal. É preciso apurar.”
Até o último mês de junho, teriam sido publicadas 35 edições do “Curitiba in English” –32 delas estão disponíveis online.
Em praticamente todas as edições há peças publicitárias da Prefeitura de Curitiba, algumas com duas páginas. A administração municipal revela-se a principal anunciante do periódico. Em alguns exemplares, a única.
Os anúncios começaram na gestão do ex-prefeito Beto Richa (PSDB), atual governador do Paraná, e tiveram continuidade com o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).
A maioria dos anúncios da prefeitura é escrito em inglês. “Curitiba never stops” (Curitiba nunca para) e “Family is everything” (Família é tudo) são alguns dos slogans traduzidos do português. “Esta é a Curitiba para inglês ver. Pelo menos tem aí uma verdade: para o grupo que está na prefeitura, família é tudo. A família deles, no caso. O nepotismo, direto e cruzado, é prática generalizada”, dispara Dr. Rosinha.
A última edição traz o nome do prefeito Luciano Ducci (PSB) na manchete principal: “Mayor Luciano Ducci Announces Hybrid Bus and Investments of R$ 200 million” (Prefeito Luciano Ducci anuncia ônibus híbrido e investimentos de R$ 200 milhões).
Numa rápida consulta ao arquivo do “Curitiba in English”, percebe-se também fotos de Derosso e vários textos elogiosos tanto sobre a prefeitura quanto a respeito da Câmara Municipal de Curitiba.
Pelo cancelamento da nova licitação
Dr. Rosinha informa que irá anexar os novos documentos em seu pedido de providências ao MP, protocolado na segunda-feira (18). “Os promotores precisam investigar esse caso detalhadamente, analisar cada peça publicitária, porque na minha avaliação não houve publicidade institucional ou de utilidade pública por parte da Câmara Municipal. Houve promoção pessoal dos vereadores.”
O deputado federal petista também defende a mobilização dos movimentos sociais e o cancelamento da nova licitação em curso, que prevê um gasto anual de R$ 4,8 milhões da Câmara de Curitiba em publicidade. “Os vereadores de Curitiba, se tiverem um mínimo de seriedade, vão abrir uma investigação. E a nova licitação deve ser suspensa imediatamente”, avalia Dr. Rosinha.
“Cabe aos movimentos sociais, sindicatos e demais organizações mobilizar os curitibanos, gritar Fora Derosso e defender uma nova Câmara Municipal, que não mais envergonhe a cidade.”
Assessoria de Imprensa Dr. Rosinha
A Prefeitura de Curitiba publica desde 2007 anúncios publicitários em um jornal criado pela mulher e pelo sogro do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB).
A primeira edição do jornal, intitulado “Curitiba in English” e inteiramente escrito em inglês, foi publicada em novembro de 2007. Parte do conteúdo está disponível na internet, no endereço http://curitibainenglish.com.br.
No expediente, “Nelson G.Santos” (Nelson Gonçalves dos Santos, sogro de Derosso) aparece como editor e “Cláudia Queiroz” (Cláudia Queiroz Guedes, esposa do vereador) como jornalista do veículo.
“É preciso que o Ministério Público investigue também este jornal da família Derosso, do qual eu sinceramente nunca tinha sequer ouvido falar”, defende o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que anteontem acionou o MP sobre o escândalo que envolve o vereador tucano. “Quem sabe, além da prefeitura, a Câmara de Curitiba também tenha colocado algum dinheiro nesse jornal. É preciso apurar.”
Até o último mês de junho, teriam sido publicadas 35 edições do “Curitiba in English” –32 delas estão disponíveis online.
Em praticamente todas as edições há peças publicitárias da Prefeitura de Curitiba, algumas com duas páginas. A administração municipal revela-se a principal anunciante do periódico. Em alguns exemplares, a única.
Os anúncios começaram na gestão do ex-prefeito Beto Richa (PSDB), atual governador do Paraná, e tiveram continuidade com o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).
A maioria dos anúncios da prefeitura é escrito em inglês. “Curitiba never stops” (Curitiba nunca para) e “Family is everything” (Família é tudo) são alguns dos slogans traduzidos do português. “Esta é a Curitiba para inglês ver. Pelo menos tem aí uma verdade: para o grupo que está na prefeitura, família é tudo. A família deles, no caso. O nepotismo, direto e cruzado, é prática generalizada”, dispara Dr. Rosinha.
A última edição traz o nome do prefeito Luciano Ducci (PSB) na manchete principal: “Mayor Luciano Ducci Announces Hybrid Bus and Investments of R$ 200 million” (Prefeito Luciano Ducci anuncia ônibus híbrido e investimentos de R$ 200 milhões).
Numa rápida consulta ao arquivo do “Curitiba in English”, percebe-se também fotos de Derosso e vários textos elogiosos tanto sobre a prefeitura quanto a respeito da Câmara Municipal de Curitiba.
Pelo cancelamento da nova licitação
Dr. Rosinha informa que irá anexar os novos documentos em seu pedido de providências ao MP, protocolado na segunda-feira (18). “Os promotores precisam investigar esse caso detalhadamente, analisar cada peça publicitária, porque na minha avaliação não houve publicidade institucional ou de utilidade pública por parte da Câmara Municipal. Houve promoção pessoal dos vereadores.”
O deputado federal petista também defende a mobilização dos movimentos sociais e o cancelamento da nova licitação em curso, que prevê um gasto anual de R$ 4,8 milhões da Câmara de Curitiba em publicidade. “Os vereadores de Curitiba, se tiverem um mínimo de seriedade, vão abrir uma investigação. E a nova licitação deve ser suspensa imediatamente”, avalia Dr. Rosinha.
“Cabe aos movimentos sociais, sindicatos e demais organizações mobilizar os curitibanos, gritar Fora Derosso e defender uma nova Câmara Municipal, que não mais envergonhe a cidade.”
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