|
O município de Santo Antônio da Platina recebeu nesta semana 30 retroescavadeiras enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) destinadas a 27 municípios da região no Norte Pioneiro e outras três para cidades próximas. O investimento de mais de R$ 5 milhões foi concedido através do Território da Integração e Cidadania do Norte Pioneiro, que na próxima semana iniciará o curso para os operadores das máquinas.
Em todo o país foram contemplados 1.300 municípios com investimentos R$ 270 milhões, no Paraná são 66 e no Norte Pioneiro serão 27, que receberão uma máquina cada uma (veja listagem abaixo).
As máquinas estão expostas no Parque de Exposições Alicio Dias dos Reis, na cidade de Snato Antônio da Platina que sediará a entrega que deve ocorrer até junho, com a possível presença da presidente Dilma Rousseff, segundo anunciou o ministro do MDA, Pepê Vargas.
De acordo com o assessor territorial do MDA, Antonio Ricardo Neto, as máquinas são uma conquista dos componentes do Território da Integração e Cidadania, que levou as necessidades da região ao governo federal. “Foi um trabalho organizado através da integração dos municípios que conquistaram verbas a fundo perdido através dos programas do PAC, sem necessitar da contrapartida das prefeituras. Nossas cidades reúnem situações semelhantes, que são levadas em conta em programas como este, como baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), número alto de beneficiários dos programas sociais do governo e uma grande população que vive da agricultura familiar, contexto que favoreceu a conquista do maquinário.
O deputado André Vargas ressaltou a importância das novas máquinas para os municípios, que serão utilizadas principalmente para serviços na zona rural, como a recuperação de estradas e escoamento da produção. “Esses municípios tem grande população na área rural, portanto precisam dar condições de trafegabilidade para os agricultores, tanto para sua circulação como para escoarem sua produção. A presidenta Dilma tem fado atenção aos pequenos e médios produtores e atendido às necessidades dos municípios”, ressalta o deputado.
A prefeita de Santo Antonio da Platina Maria Ana Pombo (PT) avalia a entrega das máquinas e a possível visita da presidente como um prestígio para o município. “É um pleito importantes para nossa cidade, pois temos este grande investimento exposto para toda população, além da importância da conquista para o território da cidadania. Estamos contando com a presença da presidente Dilma e muito contente por sermos palco desta entrega que é resultado do empenho de várias pessoas e irá beneficiar principalmente a população rural”, declarou.
Curso - Na próxima semana inicia em Ibaiti o treinamento dos servidores que irão operar as retroescadeiras na região. O curso inicia no dia 28 a partir das 8h na Casa da Cultura. Os municípios só receberão as máquinas se os operadores tiverem participado da capacitação.
Em breve divulgaremos cronograma de entrega das demais regiões.
Municípios do Paraná que vão receber máquinas:
Abatiá, Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candido de Abreu, Candói, Cantagalo, Carlópolis, Catanduvas,
Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guapirama, Guaraniaçu, Guaraqueçaba, Ibaiti, Iretama, Jaboti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiai do Sul, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Manoel Ribas, Marquinho, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Fátima, Nova Laranjeiras, Nova Santa Barbara, Nova Tebas, Ortigueira, Palmital, Paulo Frontin, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivai, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santa Cecilia do Pavão, Santa Maria do Oeste, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São João do Triunfo. São José da Boa Vista, Sapopema,
Siqueira Campos, Tomazina, Tres Barras do Paraná, Turvo, Virmond. Wenceslau Braz.
Com fotos e informações da Tribuna do Vale