quarta-feira, 16 de maio de 2012

André Vargas recebe Selo de Mérito Especial em Habitação


 
André Vargas recebe o prêmio do presidente da ABC, Mounir Chaowiche (à direita), que também é secretário de Habitação do Paraná e pelo presidente da FNSHDU, Carlos Eduardo Xavier Marum.
O deputado federal André Vargas (PT-PR) recebeu hoje, 16/05, o Prêmio Selo de Mérito Especialda Associação Brasileira de Cohabs (ABC) que “simboliza o reconhecimento destas entidades pelo trabalho desenvolvido pelo deputado em prol da habitação de interesse social no Brasil, em especial enquanto relator da Medida Provisória 514 de 2010, convertida na Lei 12.424 de 2011, que estabelece as regras para o Programa Minha Casa, Minha Vida 2”.
A homenagem e entrega do prêmio ocorreram no 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Hotel Nacional, em Brasília, com a participação da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) .
O deputado avalia positivamente o trabalho das Associações Brasileira das Cohabs. “No Brasil a palavra lobby não é bem vista, mas é a organização de uma pressão absolutamente legítima, porque as Cohabs cumprem uma missão história no Brasil, de viabilizar habitação popular para famílias mais pobres, viabilizar a regularização fundiária, enfim está em contato permanente com aqueles que mais precisam de governo, que mais precisam de habitação”, observou.
Vargas declarou que a atuação da ABC, junto a sua relatoria na Medida Provisória do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi fundamental para viabilizar moradias para 220 mil famílias de cidades com menos de 50 mil habitantes.  “Portanto é uma referência, reputo este prêmio, ele vem da Associação Brasileira de Cohab’s, mas também poderia ser devolvido porque eles merecem todas as homenagens daqueles que querem e lutam por habitação popular no Brasil”.
Sobra a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), o deputado André Vargas disse que há uma sintonia fundamental para a área de habitação. Segundo Vargas ,todas as políticas públicas precisam ter sintonia entre o federal, o estadual e o municipal. “Nós estamos percebendo uma novidade no Paraná que é o aporte de recursos do orçamento estadual para a área de habitação. Até então a Cohapar tinha sim suas iniciativas, é preciso reconhecer, mas trabalhava apenas com os recursos federais, hoje os recursos federais chegam, o  Minha Casa, Minha Vida acontece, mas também os recursos estaduais e as contrapartidas estão ocorrendo, isso coloca a política habitacional do Paraná em outro patamar”.
Para o deputado este prêmio traz à memória rostos de famílias que demandavam habitação, na época em que ele trabalhou na Cohab de Londrina e não tinha estrutura para oferecer para os necessitados. “Nós não tínhamos praticamente nada a oferecer, a não ser muitas vezes, uma lona, uma madeira, enfim um kit habitacional, nós não gostávamos de ter só aquilo para oferecer, mas era o que tinha e hoje nós temos o Minha Casa, Minha Vida”.
Vargas ressaltou que este prêmio é muito emocionante para ele. “Vale uma vida. Eu sempre digo que na área de habitação aquilo que nós estamos assistindo hoje no Brasil e aquilo que nós tínhamos na época que eu trabalhei na Cohab, junto com o Nedson Micheleti, que era presidente da Cohab e o ex-prefeito Cheida, que hoje é deputado estadual, o drama que nós vivíamos hoje tem solução, onde os governos, as Cohab’s e as pessoas podem procurar habitação. Para mim receber este selo é ao mesmo tempo ter esta história e dá todo um significado para vida pública”.
 
Vargas agradece ao prêmio que, para ele, vale uma vida.

Nenhum comentário: