segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PT Estadual reuniu prefeitos e vices neste sábado em Curitiba

Encontro contou com a presença do ministro Paulo Bernardo, deputados federais e estaduais, além do presidente do PT/PR, Enio Verri PT Paraná



O Diretório Estadual do PT promoveu neste sábado, 24, em Curitiba, uma reunião entre as principais lideranças do partido e os prefeitos e vices eleitos em outubro. O objetivo foi
apresentar o crescimento do PT/PR nas urnas e oferecer orientações aos
novos gestores.
 
Mais de 150 pessoas participaram do evento, realizado em um hotel na capital. Estiveram presentes 30 prefeitos do PT e 15 vices, além de seis prefeitos de partidos aliados. O encontro foi coordenado pelo presidente do Diretório Estadual, deputado Enio Verri.
 
A reunião contou com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deputados federais André Vargas, Ângelo Vanhoni, Doutor Rosinha e Zeca Dirceu, deputados estaduais Luciana Rafagnin, Tadeu Veneri, Toninho Wandscheer, do suplente de deputado Elton Welter, e dirigentes do PT/PR.
 
 
“O fortalecimento do PT e o sucesso eleitoral nos próximos anos começa agora, com a capacitação dos prefeitos e vices, para que eles façam governos que melhorem a vida das pessoas nos municípios”, comentou Verri.
 
Na primeira plenária do evento, o ministro Paulo Bernardo e os parlamentares analisaram o crescimento eleitoral do PT e falaram sobre conjuntura política e a organização do partido para as eleições 2014.
 
O ministro comemorou o resultado das urnas. O PT foi o partido mais votado no Paraná, com 777.492 votos. Foram eleitos 41 prefeitos, 49 vices e 350 vereadores em 220 cidades. No total, o PT participou, com aliados, de 181 campanhas vitoriosas, entre elas em Curitiba. "Fomos vitoriosos. O PT foi o partido mais votado no Brasil e no Paraná. isso
não é qualquer coisa. Temos que nos orgulhar e refletir sobre a responsabilidade de fazer bons governos."
 
 
Ele afirmou que o próximo ano será de organização dos partidos para a eleição de 2014. “Vai comprar terreno na lua quem achar que o PMDB vai apoiar o Beto Richa em 2014", comentou.
 
Falando aos gestores petistas, Paulo Bernardo destacou a importância dos prefeitos apresentarem bons projetos para receber recursos do governo federal. “Quem fica reclamando não vai conseguir recursos apenas por ficar reclamando. Se não tiver projeto, não vai sair. Tem que apresentar bons projetos e cumprir todas as tratativas formais",
cobrou.
 
O ministro também adiantou que o governo federal irá promover no início de 2013 um encontro voltado aos novos gestores municipais. "A Secretaria de Relações Institucionais vai organizar um encontro para prefeitos eleitos para abordar quais as prioridades do governo federal e apresentar as condições para os municípios acessarem os recursos".
 
 
O deputado Ângelo Vanhonhi reforçou que o sucesso dos governos petistas para receber recursos federais depende da qualidade dos projetos elaborados. "Saúde e educação são prioridades do governo Dilma. Bons projetos nestas áreas são mais fáceis de serem aprovados".
 
O parlamentar ainda falou sobre a articulação do PT para as eleições de 2014. "A vitória de Gustavo Fruet foi um êxito dos petistas de Curitiba. O PT quebrou a espinha dorsal do governador. O Beto Richa teve uma derrota mais profunda do que a eleitoral". Na opinião de Vanhoni, o partido deverá ter uma mulher como candidata ao governo em 2014.
 
Na outra plenária do dia os prefeitos Luizão Goulart e Eduardo Gaievski apresentaram aos novos gestores experiências de sucesso das prefeituras de Pinhais e Realeza.
 
 
Luizão recomendou aos colegas cautela no início da gestão. “A escolha do secretariado deve ser feita com lucidez e equilíbrio, porque aí está a vitória ou derrota da gestão. E esta escolha deve ser apenas do prefeito”.
 
Ele também falou que o governante deve enquadrar as necessidades da cidade nos programas do governo federal. “Não adianta achar que vai vir um monte de recursos do governo federal ou estadual. Existem os programas e o prefeito tem que elaborar e apresentar bons projetos.”
 
De acordo com Luizão, os gestores devem cumprir o plano de governo, promover uma relação de transparência e diálogo com a comuniade e os partidos políticos.
 
O prefeito Eduardo Gaievski ressaltou o sucesso do combate à corrupção na prefeitura de Realeza. "É muito importante acompanhar pessoalmente o orçamento do municípios. Os novos gestores devem se cercar de pessoas competentes principalmente na contabilidade, na licitação, controle interno, parque de máquinas, educação. Combatemos a corrupção arduamente. É o dinheiro que faz falta para a saúde e educação".
 
 
Na sequencia, o reitor do IFPR (Instituto Federal do Paraná), professor Irineu Colombo, forneceu informações sobre como as prefeituras podem ser beneficiadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Quanto mais qualificada estiver a população, menores serão os índices de pobreza. Os municípios têm parcela importante para que o Pronatec funcione de maneira adequada”, disse Colombo.
 

Nenhum comentário: