terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Blog do Esmael Blog do Esmael “Por muito tempo fomos tidas como incapazes”, desabafa Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann: "Não se acaba com um processo de discriminação de uma hora para outra". Foto: Paulo H. Carvalho/Casa Civil.
Gleisi Hoffmann: “Não se acaba com um processo de discriminação de uma hora para outra”. Foto: Paulo H. Carvalho/Casa Civil.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao governo do Paraná pelo PT, discursou na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, às prefeitas e vices falando-lhes sobre a participação da mulher na política e os percalços para essa conquista.
“Por muito tempo fomos tidas como incapazes e só conquistamos o direito ao voto, sendo aceitas no mundo da política, na década de 1930. Não se acaba com um processo de discriminação de uma hora para outra. É preciso vontade e determinação. E a participação de vocês aqui, hoje, mostra que estamos trabalhando bem”, desabafou Gleisi, para o delírio da plateia feminina.
Para Gleisi Hoffmann, a participação feminina no cenário político brasileiro mostra uma evolução importantíssima da mulher neste contexto, desde sua primeira grande conquista: o voto.
Segundo a chefe da Casa Civil, apesar de as mulheres serem metade do eleitorado, ainda conquistam um reduzido espaço nos cargos eletivos ou mesmo de direção.
Na opinião da ministra, outro fator importante é a ocupação de cargos de destaque decorrentes do processo político, o que estimula outras mulheres.
“Esse é um grande estímulo para outras mulheres. Mostrando que temos capacidade de atuar nesse mundo, ainda dominado pelos homens, como em outras frentes, como iniciativa privada”.

Nenhum comentário: