segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Líder do PT destaca ano de votações importantes e de mobilização da bancada

Deputado José Guimarães (PT-CE), novo líder da bancada petista na Câmara (Foto: Arquivo/PT)

Deputado José Guimarães (PT-CE) aponta tema da reforma política como ponto central dos debates do Partido para este ano


O ano de 2013 será de muito trabalho para a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Essa é a avaliação do líder petista na Câmara, deputado José Guimarães (CE), que aponta a reforma política como tema central dos debates do partido este ano. “Vamos colher um milhão de assinaturas para fazer valer a vontade da sociedade brasileira e realizar uma ampla campanha de mobilização nacional para garantir a votação da reforma política na Câmara”, afirma.
Guimarães pontua ainda como acontecimentos marcantes de 2013 os 10 anos de governo petista na condução do País; o 33º aniversário de fundação do partido e a realização de mais um Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha dos dirigentes partidários. Em entrevista ao PT na Câmara, o líder fala ainda da votação do Orçamento da União para 2013, dos royalties, do pacto federativo e da reforma do estado.
Qual é o principal papel do Partido dos Trabalhadores em 2013?
José Guimarães – Esse ano, o PT completa 10 anos de um governo democrático popular, que patrocinou a maior distribuição de renda, promoveu a inclusão de 40 milhões de brasileiros e marcou a história do País. A hora é de fazer um balanço dos avanços, das limitações e do que queremos para o futuro. Vamos realizar seminários e debates no mês de fevereiro, quando o Partido dos Trabalhadores completa 33 anos de fundação. A bancada também estará mobilizada no Processo de Eleição Direta (PED) 2013 do PT que ocorrerá em novembro deste ano em todo o País.

O PT tem participado ativamente da votação de projetos importantes para o País. Qual será o foco do partido em 2013?
O PT terá como agenda central a campanha pela reforma política. Vamos colher um milhão de assinaturas para fazer valer a vontade da sociedade brasileira e realizar uma ampla campanha de mobilização nacional para garantir a votação da reforma política na Câmara.
Em sua avaliação, quais são os maiores entraves para aprovar a reforma política?
O PT apresentou um relatório consistente. Recuamos em posições importantes para construir a unidade. Mesmo assim, não conseguimos. Grande parte da Câmara não quer a reforma política e quando não se quer não se tem consenso. Com a mobilização popular, a Câmara deve votar a reforma política e garantir o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e o fim das coligações, pontos centrais, segundo o Partido dos Trabalhadores.
Além da reforma política, quais são as prioridades da Bancada do PT neste ano?
Precisamos concluir a votação do Orçamento da União de 2013, dos royalties, a questão do pacto federativo e da reforma do estado. Vamos jogar pesado, trabalhar muito para buscar avançar na votação de algumas medidas que levem em conta a reforma do estado na sua dimensão ampla. Vai ser um ano de votações importantes e de muita mobilização da nossa bancada.
(Ivana Figueiredo, PT na Câmara)

Nenhum comentário: