quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pressionado, Richa recua e desiste de mudar a matriz curricular das escolas do Paraná

Educadores dizem que gestores estão destruindo a educação no estado. Na foto, o secretário Flávio Arns, a superintendente Meroujy Cavel e o governador Richa.


O governador Beto Richa (PSDB) desautorizou a Secretaria de Estado da Educação (SEED), comandada pelo seu vice Flávio Arns (PSDB), a alterar a matriz curricular das 2,1 mil escolas paranaenses a partir do ano que vem. Pressionado pela comunidade escolar, que saiu às ruas das principais cidades do estado, o tucano voltou atrás. A proposta de mudança no currículo, sem debates, uniu “gregos e baianos” contra o governo.
O recuo do governador significa uma importante vitória dos professores paranaenses, que se opuseram à redução de disciplinas como filosofia, sociologia, educação física, artes, dentre outras, para ampliar as de matemática e português. Eles acusam o governo de planejar uma “jogada de marketing a custas da qualidade do ensino público”.
“A opção por manter a matriz curricular do Ensino Médio vai permitir que haja tempo no decorrer do ano para discutir o assunto com todas as instituições interessadas”, justificou Arns.
A próxima bronca que Beto Richa enfrentará, já no próximo sábado (15), é sobre a implantação de 33% da hora-atividade prevista na Lei do Piso aprovada em 2008. O governador ainda não cumpriu a promessa feita na campanha. Os educadores realizam assembleia no final de semana para aprovar greve no início do ano letivo de 2013.

Nenhum comentário: