sexta-feira, 13 de maio de 2011

DILMA ANUNCIA INVESTIMENTOS EM CRECHES, POSTOS DE SAÚDE E SANEAMENTO.


Do Brasília Confidencial
 
“A presidente Dilma Rousseff anunciou, no início da noite desta terça-feira (10), novos investimentos no custeio de creches, reforma de postos de saúde e em saneamento básico nos municípios com menos de 50 mil habitantes.
 
“Acabei de assinar a mensagem em que envio ao Congresso uma medida provisória (MP) garantindo o custeio de novas creches. Isso significa que, se vocês construírem uma creche com recursos do ProInfância ou do PAC, o governo federal vai garantir recursos também para o custeio dessas unidades”, discursou a presidente, na abertura da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília (DF).
 
Dilma afirmou que ficou preocupada ao tomar conhecimento, por meio de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que 74% das unidades básicas de saúde não atendem aos requisitos de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”
 
“Determinei ao ministro da Saúde que encaminhe, com prioridade, as medidas necessárias para as reformas das unidades básicas de saúde. Vou apresentar em breve para todos vocês o cronograma das reformas”, garantiu.
 
O terceiro anúncio feito pela presidente foi a abertura, em junho, do PAC Saneamento para municípios com menos de 50 mil habitantes. “Vamos, inclusive, ajudar os pequenos municípios a elaborarem seus projetos executivos. Esse é um desafio que nós, em conjunto, podemos enfrentar e solucionar, já que não falta recurso, temos de equacionar esta questão da relação dos projetos com as necessidades reais dos pequenos municípios do nosso país”, adiantou.
 
Outra novidade é que o Ministério do Planejamento oferecerá formação superior de tecnólogo para os gestores públicos. “Até 2014, serão 30 mil vagas em gestão pública, na modalidade de ensino à distância. As inscrições vão começar no segundo semestre de 2011”,explica Dilma.

Nenhum comentário: