quarta-feira, 18 de maio de 2011

PREFEITA TINA TONETI DO PT DE JACAREZINHO RECEBE A MEDALHA CORONEL SARMENTO


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jacarezinho
 
A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti foi à Londrina na manhã de hoje para receber a Medalha Coronel Sarmento, honraria concedida a pessoas que alcançaram grande destaque atuando em favor da causa pública. Esta condecoração foi criada pela Lei n.º 5.798, de 24 de junho de 1968 e é concedida pela Polícia Militar do Estado do Paraná, que tem o coronel como seu patrono. A honraria é entregue apenas uma vez ao ano.
A prefeita municipal Tina Toneti disse sentir-se emocionada em receber tal condecoração. “É uma grande responsabilidade ser reconhecida pelos serviços prestados à nossa comunidade. Eu não acho que tenha sido louvável o que fiz. Foi sim minha obrigação como cidadã”, falou Tina, acrescentando que “qualquer um de nós pode precisar de um serviço essencial como este. Neste caso extremo, é preciso que os equipamentos estejam em bom estado”.
 
A prefeita ressaltou ainda que, embora a Segurança Pública não seja atribuição exclusiva do município, a sua gestão colaborou com tudo o que tinha a mão para garantir o repasse de recursos. “Ampliamos a participação no orçamento municipal, pleiteamos a compra de veículos, construção da nova sede e o pedido da mudança de seção para Subgrupamento do Corpo de Bombeiros”, enumerou.
 
O comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, tenente Angelino José de Siqueira lembrou que a Medalha Sarmento foi uma indicação que partiu do comando de Bombeiros de Jacarezinho. “A prefeita sempre esteve ao lado do Corpo de Bombeiros na aquisição das melhorias. São R$2 milhões em verbas estaduais conseguidos pela prefeita nos anos de gestão”, ressaltou. Angelino lembra ainda que a Corporação permanece à disposição da Prefeitura e de todos os seus funcionários, que sempre trabalharam em verdadeira parceria com o Corpo de Bombeiros.
 
Breve histórico
Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, filho de Sezostre Silvio de Moraes Sarmento, nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882. Em 1903, veio para o Paraná. Ingressou na Polícia Militar do Estado no dia 29 de julho de 1907, com idade de 25 anos, no então Regimento de Segurança.
 
A carreira policial militar do então sargento Sarmento foi brilhante, com rápida ascensão aos postos mais elevados. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e, durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre as quais destaca-se a "Medalha de Serviços Militares", por ter tomado parte na "Campanha do Contestado" e com bravura na “Batalha do Irani” em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, recebbendo um profundo ferimento no olho direito e tendo sobrevivido, na tentativa de salvar o seu comandante “Coronel João Gualberto”. No dia 21 de abril de 1934, data consagrada ao Patrono das Polícias Militares do Brasil (Tiradentes), falecia o Patrono da Polícia Militar do Estado do Paraná, coronel Joaquim Sarmento.

Nenhum comentário: