quinta-feira, 26 de maio de 2011

PREFEITA DO PT DE JACAREZINHO INVESTE 2% DO ORÇAMENTO EM CULTURA

26/05/2011

Assessoria de Imprensa Prefeitura Jacarezinho

A prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti, participou na terça-feira (24) da abertura do I Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), teve como tema “Democracia, diversidade e transformação social”.

De acordo com a organização do Forum, o projeto surgiu de uma “reflexão crítica acerca do papel da universidade pública na consolidação da democracia e na formação de profissionais cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”. O Forum envolveu alunos, professores e funcionários da UENP, além de autoridades e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.

Entre outros assuntos, Tina Toneti falou sobre o Forum e as discussões acerca do tema. “Melhor será se conseguirmos transcender os muros da universidade e fazer com que a cultura tenha um caminho de mão dupla entre a academia e a comunidade. Aí sim, creio que tenhamos atingido plenamente os objetivos da democratização cultural”, sugeriu.
 
Tina afirmou que conseguiu adaptar conceitos e em sua gestão conseguiu multiplicar por cinco o orçamento destinado à cultura. “Juntos criamos uma agenda de políticas públicas de cultura, com eventos e oficinas permanentes de cultura. Aumentamos o orçamento da Cultura, que em 2004 era de mais ou menos R$ 89 mil (não chegava nem a um por cento do orçamento geral). De 2006 em diante são mais de R$ 500 mil investidos, totalizando praticamente 2% do orçamento do mês”, salientou.
 
A prefeita lembrou que isso foi uma conquista para a cultura local, para os artistas e para todos os que militam ou entendem a importância da cultura como política pública visando a transformação social. Tina Toneti também se lembrou da luta travada pela comunidade cultural para que se torne lei federal a União investir obrigatoriamente 2% do seu orçamento geral em cultura e os Estados e municípios, ao menos 1%. Um valor que, se aprovado, ainda será metade do que é aplicado em nossa cidade pela prefeita.

Nenhum comentário: