terça-feira, 24 de maio de 2011

VIZIVALI: NOVO CADASTRO RUMO AO DIPLOMA

Do Portal Nota 10

Os professores que fizeram a capacitação do Iesde/Vizivali vão precisar fazer um novo cadastro, semelhante ao que foi feito na página do Instituto Federal de Educação (IFPR), há algum tempo. Só que desta vez será no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O cadastro servirá para que o estado conheça com exatidão o número de professores interessados em colocar um ponto final nessa história e receber definitivamente o diploma de graduação.

Seria o início do fim de uma novela que se arrasta há muitos, muitos anos. Este cadastro deverá entrar no ar na semana que vem, mas ainda não há um dia específico. Questões técnicas estão sendo finalizadas para isso ocorrer. O cadastro também não tem data para sair do ar, mas a expectativa é de que fique à disposição dos professores por cerca de 15 dias.

Essas informações são resultado de uma reunião ocorrida na terça (10), entre representantes da Seed e reitores das universidades estaduais que irão ofertar uma complementação de estudos para que possa ser emitido o diploma. Quem fez só a capacitação da Vizivali e não continuou a estudar precisará fazer essa complementação.

Quem continuou os estudos e fez especialização, mestrado ou doutorado terá o tempo – e o esforço – reconhecido pela Seed e não precisará fazer ou fará um tempo menor de complementação. Inicialmente a Secretaria de Educação estipulou em, no mínimo, dois semestres de complementação.

Quem fez complementação em outras universidades também terá isso validado. Mas a Seed esclarece que haverá análise caso a caso, depois que for verificado o cadastro dos professores.

As aulas terão início em agosto, nas universidades estaduais – UEL, UEM, UEPG, UENP, Unicentro e Unioeste – ou em seus polos ou polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As aulas serão a distância e não terão custo – a não ser o de locomoção para esses lugares – para os professores. Ao todo essas instituições têm 47 polos no Paraná.

Ao final do tempo da complementação o participante irá receber um diploma de Pedagogia, com chancela da universidade estadual em quer fizer os estudos.

A Seed ainda não tem uma data específica para fazer um anúncio oficial, mas pelo menos começaram a aparecer as primeiras informações concretas sobre a questão.

Provavelmente muitos professores irão espernear em razão de ter de fazer um novo cadastro, mas a Seed julga necessário, já que precisa conhecer a demanda atual de professores interessados em fazer a complementação. Aliás, a necessidade de ter de estudar por mais dois semestres também vai irritar muita gente.
Continuamos acompanhando o caso!

Nenhum comentário: